Mudanças no trânsito da Avenida Paranaíba, em Patos de Minas, incluem proibição e polêmica
Dois avanços da calçada tombada da Rua Major Gote foram demolidos
As mudanças no trânsito da Avenida Paranaíba, em Patos de Minas, incluem uma proibição de estacionar e uma polêmica com relação a um patrimônio tombado. Desde 2024, o local apresenta constantes mudanças no trânsito. A nova iniciativa gerou controvérsia.
O início das alterações ocorreu quando uma rotatória foi instalada no cruzamento com a Rua Cônego Getúlio. Logo após, foi realizada uma pequena rotatória no cruzamento da Avenida Paranaíba com a Rua Joaquim das Chagas para ajudar na mobilidade do trânsito.

Agora, acontecerá uma nova mudança: será proibido estacionar na Avenida Paranaíba com a esquina da Rua Dona Luiza até a Major Gote. Além disso, dois avanços da calçada tombada da Rua Major Gote, na esquina com a Avenida Paranaíba, foram demolidos.
O ato aconteceu sem o conhecimento ou autorização do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc). O órgão é responsável por zelar pelos bens tombados da cidade e afirmou que não foi consultado previamente sobre a intervenção.
As calçadas da Avenida Major Gote fazem parte dos patrimônios culturais protegidos pela Lei nº 2.067/85. O reconhecimento e registro foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Inventário de Patrimônio Cultural.
A NTV entrou em contato com a Prefeitura de Patos de Minas para obter informações sobre as próximas mudanças e aguarda resposta.
Leia também